49º FENINJER - 01 a 04 de agosto de 2009

 

English | Español





Programação do Ciclo de Palestras da 49ª edição:

01/08 - sabádo | 02/08 - domingo | 03/08 - segunda-feira | 04/08 - terça-feira

Dia 01/08, sabádo

9h30 - InovAção

Por Marcos Budette

Somos o que repetidamente fazemos. Inovar é transformar possibilidades e criar caminhos promissores.

Atitude, Comportamento, Flexibilidade...

O cenário atual estabelece a adequação a um novo dinamismo que tem por objetivo evidenciar, aprimorar, aperfeiçoar as principais qualidades dos gestores e explorar este potencial a favor da excelência em seus negócios. Esse encontro é um convite à reflexão da perfomance desenvolvida diariamente no ambiente de trabalho, reavaliando padrões, redirecionando atitudes, alinhando a rota e buscando caminhos suaves e versáteis.

Marcos Budette é bacharel em economia, coach especializado em desenvolvimento ambiental, pessoal e profissional. Consultor em Feng Shui, metafísico, practitioner training em florais e PNL (programação neurolinguística).


17h00 - Preview Design de Joias 2010

Por Vera Lopes

Conheça as linhas de inspiração que orientarão os desejos do consumidor no próximo ano, assistindo ao painel que traz o lançamento da publicação Preview de Tendências 2010.

Com o apoio da AngloGold, este ano, o IBGM contou com a consultora de moda e estilo, Marilda Ferraz, que assina as tendências em parceria com um comitê de moda.

Formada em comunicação e propaganda, Vera Lopes é especialista em planejamento estratégico de marketing para o segmento do luxo há mais de 20 anos. Foi diretora de desenvolvimento para o mercado brasileiro na De Beers, além de diretora de atendimento para a conta da De Beers na agência de propaganda JWT. Também atuou como diretora de marketing para a América Latina na Anglogold. Atualmente, é presidente Executiva da “The Brazilian Guild of Jewelry Designers”, associação de designers de jóias voltada para a exportação e diretora da Luxury Marketing Council, organização internacional que reúne as melhores empresas do mercado de luxo com mais de 900 associados no mundo todo.


topo

Dia 02/08, domingo

9h30 - Gestão de Talentos

Por César Rebello

O empresário consciente sabe que o seu maior patrimônio está nas pessoas e que o sucesso de sua empresa está diretamente relacionado ao intelecto humano. Reconhecer os talentos da equipe que compõem a sua joalheria, proporcionar condições de desenvolvimento e estimular o aprimoramento é a chave para impulsionar os resultados do seu negócio.

César Rebello é ex-colaborador de uma das maiores multinacionais do ramo joalheiro, o qual trabalhou por 35 anos, atuando nas áreas comercial, produção e recursos humanos. Nos últimos 08 anos de carreira na empresa, foi instrutor sênior de treinamento comercial para toda a rede a nível internacional. Atualmente, presta consultoria empresarial e ministra cursos e palestras no Senac Rio, a exemplo do programa Super Ação Joias, elaborado em parceria com a AJORIO.


11h00 - Segurança no Setor Joalheiro: Novas Perspectivas!

Por Igor Pipolo e Tácito Leite

A dinâmica dos negócios segue o ritmo da vida e nos leva a uma permanente observação das mudanças. No mundo corporativo terá maior chance de sucesso aqueles que rapidamente entenderem e promoverem as adaptações necessárias!

Novos conceitos de segurança representam grande diferencial para o setor Joalheiro e podem se transformar em uma vantagem competitiva diante dos desafios de nos mantermos protegidos nos dias atuais. Conceitos modernos e simples, transmitidos de forma leve, direta e objetiva, fazem dessa apresentação uma verdadeira quebra de paradigmas quando o tema é segurança.

Igor Pipolo ADS e ASE, é pós?graduado Alta Direccion de Securidad pela Universidad Pontificia Comillas de Madrid. Possui vivência na área de eventos como coordenador de segurança e serviços na TV Globo. Atualmente presta consultoria a FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo como assessor institucional de segurança. É diretor de relações públicas e ex? presidente da Associação Brasileira de Profissionais de Segurança.

Tácito Leite DSE e ASE, é pós?graduado em segurança empresarial pela Universidad Pontificia Comillas de Madrid e MBA em Gestão de Segurança Empresarial pela Universidade Internacional Anhembi?Morumbi. Com mais de 15 anos de experiência na área de segurança, atuou nas empresas Condor Intelligence e Grupo Predial. É diretor da ABSEG e articulista do Jornal da Segurança e Revista SESVESP.


17h00 - Construa relacionamentos através da venda de alianças

Por Fernando Cortés

Na era em que as relações humanas são priorizadas, as pessoas têm exteriorizado e expressado este envolvimento através das alianças. Este novo comportamento social traz para as joalherias potenciais consumidores e desafia os lojistas a estarem preparados para atender estes clientes. Saiba como lucrar no futuro construindo relacionamentos sólidos através da venda dos anéis de compromisso.

Fernando Cortés é sócio-proprietário da Attempore Consultoria, empresa especializada em treinamentos e capacitação de equipes de vendas. É palestrante de diversos programas para o setor joalheiro, como por exemplo, o Mais Varejo, do IBGM. Também já desenvolveu treinamento para a De Beers e Associação Interprofessional da Alta Relojoaria Suíça.

topo

Dia 03/08, segunda-terça

9h30 - Como as novelas influenciam na moda

Por Marília Carneiro

Há mais de três décadas, a figurinista responsável por várias novelas da Rede Globo vem ditando moda com seus personagens, a exemplo do lançamento da famosa meia de lurex usada por Sônia Braga, em Dacin Days. E com as joias não é diferente. Em sua palestra, a figurinista das celebridades de TV e cinema revelará o impacto que as novelas causam na sociedade e na moda, citando principalmente os acessórios e as joias.

Marilia Carneiro é figurinista de cinema e televisão. Estreou a profissão na película, O Homem que Comprou o Mundo, em 1968, de Eduardo Coutinho. Estudou jornalismo na PUC e história da arte na Sorbonne, Paris. Entrou para a TV Globo em 1973, assinando o figurino da novela Ossos do Barão, de Jorge de Andrade. Em 2003, lançou o livro No Camarim das Oito, pela editora Senac, publicação que reúne relatos dos bastidores das produções (novelas e minisséries) da figurinista. Em sua bagagem profissional, Marilia Carneiro contabiliza na televisão 17 novelas, 09 minisséries e 02 programas especiais, além de 25 filmes para o cinema.


17h00 - Relógios: Tendências 2009/2010

por Alex Gordon Lee e Laurent Tavares

Conheça as tendências mundiais do setor relojoeiro que estarão nas vitrines das próximas temporadas. Neste encontro, também serão abordadas informações mercadológicas e discutidas as principais estratégias de marketing das grandes marcas relojoeiras.

Alex Gordon Lee é diretor de Relojoaria da AJESP – Associação dos Joalheiros do Estado de São Paulo e diretor da Montblanc

Laurent Tavares é diretor da Tissot e Mido

topo

Dia 04/08, terça-feira

9h30 - Preview Design de Joias 2010

Por Regina Machado

Conheça as linhas de inspiração que orientarão os desejos do consumidor no próximo ano, assistindo ao painel que traz o lançamento da publicação Preview de Tendências 2010. Com o apoio da AngloGold, este ano, o IBGM contou com a consultora de moda e estilo, Marilda Ferraz, que assina as tendências em parceria com um comitê de moda.

Maria Regina Machado Soares é arquiteta, mestre em Sistemas Simbólicos e doutora em Comunicação e Cultura, na linha de pesquisa Novas Tecnologias e Estéticas. Atua com consultora criativa para desenvolvimento de produtos do Sebrae e como pesquisadora da cultura do consumo. Criou e coordena a área de Design de Joias da Universidade Veiga de Almeida. É autora de artigos sobre design de joias e das pesquisas de tendências do IBGM nos anos de 2008 e 2009.


10h30 - Empreendedor Individual, o que é isso?

Por Julio César Durante, SEBRAE

Empreendedor individual é uma nova categoria que vai melhorar a vida de quem trabalha por conta própria ou tem um pequeno negócio. Essa categoria, aprovada por lei, vai garantir benefícios da previdência e muitas oportunidades para milhões de brasileiros que são informais e nunca tiveram auxílio, proteção ou vantagens.

Julio César Durante atua na área contábil há mais 20 anos. É consultor contábil e tributário no Sebrae-SP há 12 anos; coordenador estadual do programa de Regulamentação da Lei Geral nos Municípios e da figura do Microempreendedor Individual. Membro do grupo de elaboração da proposta do Estatuto Nacional da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, e bacharel em ciências contábeis, pós-graduado em controladoria pela Fundação Escola de Comercio Alvares Pentead e especialista em Políticas Públicas de apoio às Micro e Pequenas Empresas pela FECAMP/UNICAMP.

topo



Promoção e realização
Promotion and Realization:


Patrocínio
Sponsor:


Parceiro
Partner:

Apex Brasil