49º FENINJER - 01 a 04 de agosto de 2009

 


Cobertura 49ª Feninjer


FENINJER – Feira Nacional da Indústria de Joias, Relógios e Afins - comemora os excelentes resultados da 49ª edição, realizada entre os dias 01 a 04 de agosto, no Transamérica Expo Center.

A feira movimenta cerca de R$ 110 milhões em negócios fechados durante todo o evento, aumento de 30% ao obtido na edição anterior, 48ª FENINJER, realizada em fevereiro deste ano.


"Apesar da crise econômica e do aumento no preço do ouro, existiu o que chamamos de percepção de valor elevado na joalheria. Isso significa um duplo esforço em lançar coleções dentro dessa nova realidade econômica, com designs impactantes e mais leves, o que resulta em um preço mais acessível”, explica Hécliton Santini Henriques, presidente do IBGM.


A expectativa é que nos próximos 30 dias mais R$ 30 milhões em negócios sejam concretizados. Este resultado é igual ao obtido na feira de agosto de 2008, quando o momento econômico mundial apresentava um cenário diferente do atual.

A natureza inspira arte foi o tema desta edição, trazendo as cores verdes e azuis como fonte inspiradora para os nossos artistas joalheiros.




Cerca de 150 expositores apresentaram os lançamentos da indústria de Jóias, Relógios e Gemas além de serviços e produtos para o setor.

Durante  os  quatro  dias  da  feira,  por  volta de  4.400pradores, 70 jornalistas e interessados no setor percorreram os estandes para abastecerem suas lojas e editoriais com as novidades da Indústria.

O evento recebeu os maiores lojistas nacionais do setor joalheiro e os de maior representatividade da América Latina. Dando continuidade ao Projeto Comprador, os clientes da Argentina, Colômbia e Peru participaram da 49ª edição da FENINJER, uma iniciativa de promoção comercial da cadeia produtiva de jóias realizada em parceria com a APEX Brasil.

Promovida pelo Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos, com patrocínio do SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, a 49ª FENINJER abasteceu as joalherias para as vendas de Natal, que respondem por 25% do faturamento do setor no Brasil.

Preview Design de Jóias 2010

O lançamento da nova publicação do IBGM foi um dos destaques da 49ª FENINJER.

O caderno é uma grande mostra de joias representativas das 04 tendências mundiais para a próxima temporada: Verdes e Azuis, Orgânico, Detalhes Étnicos e Modernist Pop. Marilda Ferraz, consultora de moda e estilo, é a responsável pelo levantamento das tendências.

Durante toda a feira estiveram em exposição às joias que ilustravam as tendências do Caderno Preview Design de Joias 2010 e foram realizadas duas apresentações, no primeiro com a Vera Lopes e no último dia com a Regina Machado, para os visitantes e expositores do evento.



Convidados

Esta edição da FENINJER contou com a ilustre presença do o presidente da ICA, International Colored Gemstone Association, Wilson Yuen, da China, que foi recebido pelo presidente do IBGM, Hécliton Santini Henriques, visando estreitar as relações entre Brasil e China. “Nós estamos procurando novas fontes de gemas e o Brasil oferece uma diversidade rica e colorida”, comenta Wilson Yuen.

Outra visita especial foi a do presidente da Fundação SOS Mata Atlântica, Mario Mantovani, que prestigiou a iniciativa da crescente preocupação do setor com a questão da sustentabilidade e as ações que as empresas vêm desenvolvendo em prol do meio ambiente e das causas sociais.

Ciclo de Palestras

Gestão e Inovação foram os temas em voga do tradicional ciclo de palestras da FENINJER. As palestras já conquistaram um valioso espaço na agenda dos lojistas de jóias e relógios do Brasil. A cada edição estão mais concorridas e trazem palestrantes antenados, que apresentam temas fundamentais para o dia-a-dia dos comerciantes do setor. Saiba mais





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