
A Feninjer foi palco de uma importante reunião dos empresários e dirigentes do IBGM com o Presidente da APEX, Juan Quirós, juntamente com José Mauro Costa Couto, do MDIC e o assessor da APEX, Mauricio Borges.
Na reunião foram tratados assuntos referentes aos programas de exportação de jóias, particularmente do projeto de promoção Brasil 40 Graus.


Durante 25 dias do próximo mês de maio, cerca de 600 produtos brasileiros - jóias, cosméticos, vestuário e acessórios, móveis, calçados e objetos de decoração - serão expostos nas vitrines e estarão à venda nas seis lojas da Selfridges, uma das maiores lojas de departamentos da Inglaterra, em Londres e em outras cidades inglesas.
Na entrada da unidade principal da rede, situada na Oxford Street - por onde circulam anualmente 200 milhões de pessoas - um Cristo Redentor de 15 metros estará de braços abertos para receber os consumidores, já a partir do dia 4 de maio. Nas vitrines, muito verde e amarelo. Dentro da loja, 52 TVs de plasma mostram 'um Brasil turismo' e 'um Brasil negócios'.
A APEX levará representantes das principais lojas de departamento da Europa, dos Estados Unidos e do Japão para conhecerem o projeto, que também inclui desfiles de moda, shows e eventos gastronômicos. A Selfridges investirá US$ 15 milhões em publicidade em revistas especializadas, bem como em propagandas em táxis, ônibus e aeroportos. Outros US$ 2,4 milhões serão gastos na produção dos eventos e U$ 1,3 milhão na aquisição de produtos brasileiros.
O investimento da APEX inclui ainda o patrocínio para um grupo de jornalistas britânicos visitar o Brasil pouco antes do evento. Uma reportagem na revista inglesa Condé Nast Traveller, publicação voltada para turistas, já foi acertada.
Além dos produtos a serem vendidos nas lojas, haverá uma área de 200 metros quadrados para uma feira de negócios que exibirá os produtos escolhidos pela equipe de compradores da Selfridges e outros selecionados pela APEX.
A abertura do evento será marcada por um desfile de moda e a lista de convidados inclui celebridades como Gisele Bündchen e Ronaldinho, além dos ministros Gilberto Gil, Luiz Furlan e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
![]()